UWC fundo tela.jpg
Ulfh_H2.jpg
Imagem0.png

Atualmente estou focado na concepção e gestão de projetos para a criação e implementação de projetos humanitários, não-reembolsáveis e de investimento. Além de Consultoria, Mentoring, Parcerias e Desenvolvimento de Negócios. Sempre considerando a tríade Sustentabilidade: ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa.

A figura abaixo representa, em minhas convicções, uma das lições mais valiosas sobre a importância e as consequências do Planejamento de Uso da Terra e seu impacto positivo (ou, em sua ausencia, o impacto negativo) na vida diária das pessoas. Construí esta figura a partir do Ciclo de Resíduos e Perdas. E para gerar impactos positivos na sociedade, isso pressupõe atitudes honestas e transparentes. Pude testar, provar e validar a assertiva funcionalidade da Gestão Territorial (Referência Territorial e sua Dinâmica), e seus benefícios ambientais, sociais, econômicos e administrativos em diferentes temas, geografias e culturas.

BR GESTÃO TERRITORIAL.jpg

Através da Referência Territorial e do Monitoramento, a Região (a todos os níveis de Governação Pública e Privada) será favorecida na avaliação de Estratégias Assertivas de Planejamento. Rompendo Paradigmas para Fomentar o Desenvolvimento Sustentável com Estratégias de Gestão Validadas.

Junto com parceiros líderes que operam em todo o mundo, oferecemos a possibilidade de Design e Gerenciamento de Projetos Integrados que incluem Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Profissionais certificados PMP/PMI, Engenharia, Compras e Construção (EPC), Governança, Riscos e Compliance  (GRC), Assessoria Jurídica, Tecnologias Inovadoras e Gerenciamento, para diferentes culturas e geografias.

Nossas principais áreas de ação e soluções estão resumidamente descritas abaixo. 

Os tempos atuais estão exigindo projetos inovadores, multidisciplinares, integrados e auto-sustentáveis. Para decidir melhor, reduzir as perdas, entre outros. Para isso, profissionais com perfis versáteis, não apenas em Engenharia, mas também na gestão de equipes e de experiência profissional e gerencial comprovada, são imperativos. Este é nosso DNA e nosso foco!

Através de nossa Experiência Multidisciplinar e Networking, designamos e integramos equipes de especialistas de renome internacional e empresas parceiras, inovando com tecnologias e experiências validadas, versatilidade, para oferecer as melhores soluções de design sob medida. Soluções pelo menos do tamanho dos problemas a serem abordados. Trabalho de equipe eficiente e eficaz é nosso "modus operandi". As principais áreas de ação são:

  • Gestão Territorial / Monitoramento - Técnicas Avançadas de Sensoriamento Remoto para Referências Territoriais (Cartografia de 1: 125.000 até a escala de 1: 500) em Meio Ambiente, Agricultura, Infraestrutura & Logística (destacando Topografia 3D por LiDAR), e Desenvolvimento Urbano / Rural; Sistemas de Conhecimento Geográfico; esta é a base correta e necessária para os Projetos de Infraestrutura e acompanhamento das dinâmicas territoriais urbanas e rurais; Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Sistemas de Conhecimento Geográfico (SCG); Combate Aéreo a Incendios Florestais, Operações Aéreas Humanitárias, e Transporte Aéreo de Órgão e Tecidos Humanos, e atuação em Catástrofes;

  • Gestão Construtiva Comunidades Sustentáveis - Urbanismo Social, Conceito Comunidade Completo, Métodos Construtivos, Infraestrutura, Energia Alternativa, Reciclagem de Lixo e Resíduos, Agricultura Local / Proteína Animal / Piscicultura, Educação e Desenvolvimento Econômico Local Sustentável;

 

  • Agricultura e Segurança Alimentar - Cadeia do Agronegócio (Agrícola e Agraria), Agroindústria, Corredores Agrícolas, Sistemas de Produção; redução / eliminação de perdas e desperdicios na Cadeia Produtiva;

  • Água Limpa e Saneamento - Poços Artesianos, Sistemas de Drenagem incluindo Controle de Inundação, Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) e Reuso de Água, Reciclagem de Lixo e Resíduos;

  • Saúde e Bem-Estar  - Nutrição e Cuidados Preventivos, Medicina Social e Saúde Comunitária, Centros de Saúde de Emergência e Urgência, Redes de Ambulância de UTI, Hospitais, Universidade - Hospitais;

 

  • Energia Limpas - Hidrelétricas, Fotovoltaicas, Energias Eólicas assim como Hidrogênio, Biogás, Geotérmica, Biomassa, Biodiesel, Etanol, Resíduos Sólidos e Fontes Eletromagnéticas Inovadoras;

  • Infraestrutura e Logística - Estradas, Pontes, Portos, Aeroportos, Trens, Mobilidade Urbana, Dragagem Fluvial;

O Programa Humanitário apresentado a seguir é de formato genérico e um documento vivo & dinâmico e aborda temas que necessitam estar presentes e operacionais em qualquer geografia e cultura, respeitando possíveis particularidades culturais. Outros temas podem ser incluídos, como é o caso da Educação. Apresenta-se aqui uma estrutura básica que pode ser modificada e adaptada de acordo a necessidades e particularidades locais.


Também importante mencionar que o Programa fundamenta-se na livre iniciativa fomentando e com foco nas estruturas locais (municípios, distritos, bacias hidrográficas, etc.) gerando atividades econômicas e sociais e benefícios reais e necessários a milhões de pessoas. A partir das leis naturais (Princípios e Verdade) no Amor, Conhecimento, Integridade/Honestidade, Transparência, Soberania, Liberdade, que permitem finalmente a manifestação da Ordem e do Progresso. Esta é a espinha dorsal  que assegura o êxito na implantação do Programa. O Ciclo Positivo da Expressão das Leis Naturais.
 

A maioria dos países e regiões da América Latina (e outras partes do mundo) ainda têm problemas de falta de infraestruturas adequadas para o desenvolvimento, especialmente o desenvolvimento sustentável. Na sua maioria, estes são problemas do ESTADO que os governos são incapazes de resolver.
 

Chegou o momento de recuperar estas áreas, regiões ou países, instalando as infraestruturas e o desenvolvimento necessários, fomentando empresas locais, cooperativas, etc. O Programa Humanitário de Projetos de Infraestruturas INOVOH é uma iniciativa que vem corrigir e recuperar o curso destas Regiões, fornecendo soluções reais, e colocá-las no seu justo e merecido lugar, para milhões de beneficiários.
 

Um PROGRAMA inovador baseado em Projetos e um Modelo de Gestão elaborado à medida com tecnologias validadas internacionalmente, com parcerias locais, e estruturado para fornecer as SOLUÇÕES necessárias.

pdf-download-2617.png

Download PAINEL Genérico Programa HUMANITÁRIO INOVOH

PARAGUAI - Projetos estruturados pela UWC Consulting para o Paraguai no âmbito do PROGRAMA JAHUPI PARAGUAY consideram todos estes temas. Uma primeira visão deste Programa pode ser conhecida em www.jahupiparaguay.com ou www.paraguayrise.com que inclui alguns Projetos de outros Projetistas. Todos os projetos são realizados em nível de Municípios/Governos e Regiões (bacias hidrográficas) com foco na promoção do desenvolvimento local sustentável.

As tabelas a seguir fornecem um resumo das principais informações sobre os projetos estruturados pela UWC Consultinc, bem como um PANEL com uma descrição das principais atividades programadas para cada um dos projetos, que podem ser baixadas em formato pdf. Este PAINEL inclui os Projetos dos Projetistas de Projetos e é o mesmo que o painel no site do Programa (www.jahupiparaguay.com ou www.paraguayrise.com).

BR TABELA 1_page-0001 (1).jpg
BR TABELA 2_page-0001 (1).jpg
BR TABELA 3_page-0001 (1).jpg

Nossos projetos são organizados de acordo com a seguinte estrutura, denominada PLANO DE PROJETO:

 

Descrição do projeto;

  • Área de Projeto, Justificativa e Problemas a serem abordados;

  • Plano de Mercado e Marketing;

  • O Projeto (Serviços / Produtos / Estrutura);

  • A Equipe Gerencial, Tecnologias e Parceiros;

  • Relação / Ligação com Políticas Públicas;

  • Características do Setor e Partes Interessadas;

  • Questões Transversais;

  • Projeções;

  • Replicação do projeto;

  • Riscos, problemas e suposições;

  • Programação, monitoramento e auditoria de projetos;

  • Finanças;

  • Sustentabilidade financeira;

  • Conclusões.

 

O PLANO DE PROJETO representa um nível de detalhe maior que um Resumo Executivo, ainda não tão completo quanto o Projeto Executivo, que é realizado uma vez que os recursos financeiros estão disponíveis e o PROGRAMA é iniciado. Ainda foi feito um trabalho extenso e intensivo, escolhendo tecnologias e metodologias que geram benefícios claros para toda a população e que são mais rápidas, de alta qualidade e, em sua maioria, de menor custo.

 

É um PROGRAMA de amplo alcance que gera soluções para questões que a maioria do países precisa resolver urgentemente! Necessidades do ESTADO, questões do ESTADO.

Há Gigabytes de planilhas, textos, cartas de desembolso de GANTT e materiais detalhados de apresentação e ilustrações sobre as estratégias, metodologias e tecnologias inovadoras que estão nos Projetos que não são apresentados neste documento, nem estão no site do PROGRAMA. Estes são dados e informações proprietárias, como o PROGRAMA usa para vários tópicos, tecnologias inovadoras e há todo o conhecimento do Gerenciamento de Projetos, COMO realizar e alcançar os objetivos.

BR ANGIRU DESARROLLO DEL PARAGUAY master.png
BR PAINEL PROGRAMA JAHUPI PARAGUAY_EXTENDIDO.png

Painel Programa Paraguai

BRASIL - Para o Brasil foram estruturados inicialmente os Projetos FENIX e HELIUS, além do Piloto citado abaixo na Tabela. 

 

  • FENIX 

    • Gestão Territorial do Brasil na escala 1:10.000, a Referencia Territorial e o Monitoramento da Dinamica Territorial em nivel de Municipios com vistas a auxiliar no Desenvolvimento Sustentável Local;

    • Combate Aéreo a Incendios Florestais em area de aproximadamente 5 milhão de km2 em ambiente de Floresta, Cerrado e Caatinga. 

    • Transporte Aéreo de Órgãos e Tecidos Humanos.

  • HELIUS 

    • Comunidades Sustentáveis para 3.000 a 5.000 familias, com infraestrutura inovadora completa, incluindo a atenção à Saúde, Educação, Segurança, Comércio e Serviços, e Agricultura local para a geração de alimentos. Também inclui estratégias de geração de empregos e para empreendedores.  ​

Com base no Programa Humanitário do Paraguai, áreas em países sul-americanos foram escolhidas para o desenvolvimento de programas piloto. As ações nestes países serão executadas com a ativa participação e gestão de parceiros locais. Os temas centrais do Programa Humanitário do Paraguai são questões que apresentam problemas a serem resolvidos em praticamente todas as geografias latino-americanas. Portanto, é possível, com ajustes locais, replicar o Programa Paraguai. Estes pilotos poderiam começar com um primeiro avanço no Paraguai, a fim de ter um MODELO A SEGUIR, especialmente considerando a inovadora gestão integrada dos eixos a nível municipal/regional, que visa resolver todos os problemas simultaneamente.

Os parceiros locais têm sido procurados em cada um dos países com os quais tenho trabalhado nos últimos 30 anos. Há um forte interesse por parte dos parceiros locais em desenvolver estes programas que resolvem questões estatais.

 

Já existem pré-projetos de réplicas iniciais que estão sendo estruturados em: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. No caso da Venezuela, que certamente precisará de um Programa Humanitário como o que estruturamos aqui, estamos esperando melhores condições políticas para agir.

Os Programas-Piloto inicialmente totalizam US$ 306.140.000.000 e beneficiam 15,3 milhões de pessoas em 7 países, ao longo de um período estimado de 8 anos. Abaixo está uma tabela com as principais informações sobre os Programas nas respectivas áreas piloto de cada país.

BR Tabla Sintesis Programa Humanitario AL.jpg

Uma vez alcançados os sucessos iniciais nos Pilotos, o alcance geográfico em cada país poderia ser aumentado.

Uma segunda etapa seria iniciar Pilotos nos outros países da América Latina, especialmente na América Central. É possível estimar os recursos financeiros necessários para cada país.

É nossa convicção que a Segurança Alimentar é a questão mais urgente e representa a espinha dorsal dos Programas Humanitários. A disponibilidade de alimentos nutritivos em quantidade suficiente nas mesas dos necessitados é urgente e não pode ser adiada por mais tempo.

Além do tema Segurança Alimentar no Programa Paraguai e dos Pilotos, propomos uma AÇÃO DE SEGURANÇA ALIMENTAR imediata em toda a América Latina. O texto para download seguinte é uma breve introdução à ideia, que acreditamos ser viável, urgente e, se não for resolvida, deflagra uma crise para a qual não há atenuação.

Uma vez liberados os recursos financeiros, poderemos continuar com os detalhes orçamentários e as ações e cronograma necessários.

Ação Segurança

Alimentar